O Barter, ou Operação de Troca, remete ao mais primitivo dos comércios, o escambo e é um dos mecanismos de financiamento de safra bastante popular no Brasil. Trata-se da modalidade de compra onde o pagamento pelo insumo adquirido se dá através da entrega do produto colhido, ou seja, a troca física de um produto por outro. Seu surgimento se deu em meados de 1990 e passou a se consolidar a partir de 2003.
Como a operação vem sendo aprimorada para atender às expectativas das partes abrangidas, atualmente ela representa cerca de 20% do faturamento das grandes empresas do Agronegócio.
O principal objetivo do Barter é fortalecer os métodos de negociação do produtor, e consequentemente seu poder de compra, além de possibilitar que ele mitigue linhas de crédito rural, em sua maioria burocratizadas.
Na prática, para que o Barter seja possível, são realizadas análises de crédito semelhantes ao modelo de venda a prazo em reais. Com isso o limite de crédito do cliente é determinado e disponibilizado. Em seguida levanta-se a necessidade do mesmo em defensivos, sementes e fertilizantes. Estes produtos são convertidos em commodities através do preço de mercado na data do fechamento do negócio.
Como as commodities agrícolas têm seus preços definidos pelo mercado internacional, o produtor agrícola enfrenta desde riscos inerentes a produção até os riscos de preço, que além de causarem insegurança e prejuízos à própria atividade, podem provocar instabilidade em todos os demais agentes do setor.
Muitas vezes sua exposição se dá por desconhecimento das metodologias existentes de proteção contra os riscos, dentre elas o Barter.
O Barter na Nutrien conta com sistemas de controle de riscos, sistemas operacionais e comerciais contínuos e a segurança nos negócios é prioridade absoluta. Com isso nosso Barter é realizado de ponta a ponta, com solidez e pensando sempre nos nossos clientes, possibilitando: segurança, logística/liquidez, assessoria e seguro agrícola.
O Barter mitiga a insegurança do produtor no momento de planejar e prospectar os custos da produção. O protege das variações dos preços das commodities e do dólar, uma vez que este risco é assumido pela empresa, da instabilidade econômica, das restrições de crédito nas instituições financeiras e da falta de previsibilidade para a próxima safra.
A operação permite ao agricultor fixar seus custos com insumos analisando as perspectivas do mercado para o preço futuro das sacas colhidas, ou seja, negócios travados em grãos, sem risco de oscilação de preços das commodities ou dos produtos
O Grupo Nutrien tem um processo decisório ágil e tem grande expertise no Barter, com uma base sólida de tradings e parceiros nos negócios, além de vários pontos estratégicos para escoamento da produção. Atua em todas as regiões do país, o mais próximo possível do cliente, com negócios de valor agregado e adaptados às suas necessidades.
A conexão dos três atores principais (Produtor, Revenda e Trading) gera robustez, uma vez que a junção de volumes de diversos clientes possibilita o escoamento de um montante maior que aquele que seria oferecido apenas por um isoladamente, assim a possibilidade de agregar valor e abrir novos pontos de entrega são maiores, viabilizando ao produtor melhores custos com logística.
A mesa de negócios conta com um time especializado em acompanhamento de mercado e precificação de commodities, a fim de manter nossos clientes e parceiros conectados ao mercado. Operamos com Derivativos, com estrutura focada em maximizar os ganhos e valorizar do grão no Barter.
Esta ferramenta de proteção, tão importante para a atividade agrícola, pode ser agregada ao Barter. Assim o cliente que já comprou defensivos, sementes e fertilizantes na modalidade tem a possibilidade de assegurar sua produção com pagamento desta despesa em grãos. A Nutrien trabalha com as maiores seguradoras do mercado, e o financiamento deste custo pode ser incluído junto ao pacote de Barter.
Isso evidencia nossa parceria e foco em oferecer comodidade para que nosso cliente faça seus negócios de forma integrada e segura.